Sopa De Pedra
Sopa De Pedra
data . 2018-09-29
hora . 22:00
local . Cineteatro António Lamoso


Grupo vocal feminino dedicado ao canto a capella de canções de raiz tradicional. Habituadas desde pequenas a cantar, e cada qual vinda do seu canto do Mundo, acabaram por se encontrar no Porto, em 2012, e criar este ninho onde partilham o gosto pela música tradicional portuguesa e pelas composições de cantautores portugueses que nela se inspiraram como Zeca Afonso, José Mário Branco, João Loio e Amélia Muge, cujas canções integram atualmente o repertório do grupo.
Na música tradicional portuguesa, para além da sua riqueza melódica e harmónica, atraiu-as sobretudo o facto de ela, ao traduzir o modo de viver de um povo, falando dos seus ofícios e costumes, ter o propósito intrínseco de juntar as gentes, criando um sentimento de partilha.
Desejando interpretá-la com rigor artístico, procuram avivar-lhe a frescura por meio de novas harmonizações e arranjos polifónicos que exploram a sua complexidade, riqueza e profundidade e a remetem para o contexto da música atual.
O reportório do grupo inclui sobretudo música de tradição oral das várias regiões portuguesas, estendendo-se dos cânticos mirandeses de Trás-os-Montes às baladas açorianas, das cantigas de adufeiras da Beira Baixa ao Cante alentejano. Mas também há nele lugar para músicas tradicionais de outros países, como Espanha e Israel, ou para temas originais.
Tal como no conto popular da Sopa de Pedra, a criação musical começa com uma base simples - uma pedra, uma tradição, uma melodia, um cantar - a que, ao longo do tempo, se vão adicionando novas facetas e novas vozes até surgir uma harmonia viva que, de cada vez que se canta, ou de cada vez que se junta um amigo, se reinventa.

Este concerto integra a programação do Em.Com.Tradições, Encontro do Cancioneiro Galaico-Português.

Categoria: Música
Espaço: Auditório
Classificação Etária: M/6
Entrada Gratuita
 + Info bit.ly/2O1YCKK




registado em 2018-08-03 16:35:52
política de privacidade
facebook youtube instagram rss
X

X