ANA LUA CAIANO | À4HÁ
ANA LUA CAIANO | À4HÁ
x10 jan 2024 | 21h3010 jan 2024 | 22h30

À primeira vista o edifício do antigo Hospital de São Paio de Oleiros, o Sindicato dos Operários Corticeiros do Norte e o Museu Convento dos Loios têm apenas em comum o facto de marcarem o património do território de Santa Maria da Feira. Mas têm mais em comum. São locais emblemáticos para a comunidade e serão também palco para o ciclo “3CC – 3 Concertos, 3 Casas”. Três concertos intimistas integrados na programação da Festa das Fogaceiras, nos dias 10, 17 e 24 de janeiro, que unem o talento de artistas emergentes –  Ana Lua Caiano, daguida e Churky – ao carisma histórico daqueles espaços.

A 9 de janeiro de 1999 passou o testemunho ao Hospital S. Sebastião, mas durante 90 anos o Hospital de S. Paio de Oleiros, outrora designado de Hospital Asilo de Nossa Srª da Saúde, serviu as populações da freguesia de S. Paio de Oleiros, do concelho de Santa Maria da Feira e dos municípios limítrofes. 25 anos após o seu encerramento, no dia 10 de janeiro, pelas 21h30h, este vultuoso edifício volta a abrir as suas portas por uma noite, sendo palco para o primeiro concerto do ciclo “3CC”, com Ana Lua Caiano.

Criando melodias que remetem para a tradição – fazendo uso de coros, harmonias e cânones –, numa união com sintetizadores, beat-machines e sons retirados do quotidiano, a sua música traz a herança tradicional portuguesa para o mundo moderno. Ao vivo, esta “one woman show” cria, através da sobreposição de loops, várias camadas sonoras e ambientes, sozinha e em tempo real.

Antigo Hospital de São Paio de Oleiros
M/6