Grau Zero da Companhia: Ballet em Metamorfose
Grau Zero da Companhia: Ballet em Metamorfose
x26 nov 2022 | 10h00

"Ballet em Metamorfose": é necessário pensar, hoje, que o ballet não pode mais ficar preso a uma ideia de corpo pré-definida e pré-estabelecida. É necessário abertura para a multiplicidade de corpos, para a singularidade de cada bailarino e para uma transformação dos tão conhecidos padrões do Ballet, promovendo assim, novas experiências, vivências, formatos e percepções do corpo que dança Ballet Clássico. Cada corpo com a sua expressividade única, enriquece o todo. Esta sessão será conduzida por Janete Brandão.

Natural de Santa Maria da Feira, Janete Brandão teve o seu primeiro contacto com a dança aos cinco anos de idade na Academia de Música de Santa Maria da Feira. Em 2001, ingressa na Escola Superior de Dança em Lisboa, onde trabalha com professores como: José Grave, Mark de Graef, Carlos Caldas, Amélia Bentes, Margarida Bettencourt, António Carallo, Guilherme Dias, Paulo Manso, Ruth Silk, Vera Amorim, Wanda Ribeiro da Silva, Patrick Hurde, entre outros. Em 2005 termina a Licenciatura em Dança, no Ramo de Educação, com média de 16 valores. No seu percurso como bailarina e intérprete destacam-se os espectáculos: Firebirds (2002), da Companhia Titanick Theatre, no Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira, “EU - dance” (2004), no CCB (Centro Cultural de Belém), coreógrafo Rafael Alvarez, “Figuras do Ar e da Terra” (2005), no Teatro Camões, coreógrafo Luís Damas; “Dead Line Now” (2007), no 4éme Festival d’été 2007 em FRança, Persona - Companhia de Artes Cénicas (em parceria com Von Magnet).

Desde 2004, leciona dança clássica, a várias faixas etárias. Durante o ano letivo de 2011/2012, assumiu o cargo de direção pedagógica, na Escola de Dança Ana Luísa Mendonça, no âmbito do projecto do Ensino Artístico Especializado em Dança (Ensino Articulado), tendo uma participação ativa na génese do projecto. Em 2013, abre a sua própria escola: Cria Sonhos Escola de Dança e em 2021 decide passar este projecto e deixá-lo voar nas mãos de uma ex-aluna sua, para se dedicar ao seu novo projecto: Ballet Online. Em 2019, iniciou este projecto de Ballet Online, actualmente direcionado para adultos, onde pretende normalizar a prática do Ballet em idade adulta, impulsionando a abertura para a multiplicidade de corpos no ballet clássico e a valorização da singularidade de cada bailarino.

Grau Zero da Companhia é um programa de formação do Ballet Contemporâneo do Norte para profissionais e amadores das artes performativas. Inspirado na obra seminal de Roland Barthes, precipita nos para a abordagem à iniciação de técnicas que assistem à construção de uma companhia. O objetivo é antever estratégias para estar/trabalhar em conjunto.

O Ballet Contemporâneo do Norte é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal/Secretaria de Estado da Cultura (Direção-Geral das Artes) e apoiada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

» Gratuito mediante inscrição prévia obrigatória para bcnproducao@gmail.com.