Re=Iniciar | Primeiro Nada, Depois Nada
p
Re=Iniciar | Primeiro Nada, Depois Nada
x01 nov 2022 | 10h0006 nov 2022 | 13h00

Workshop de 5 dias com partilha final/performance no último dia junto da comunidade de artistas locais de Santa Maria da Feira, interessados em improvisação e composição em artes performativas.

“Primeiro Nada, Depois Nada” é um workshop de improvisação e composição orientado pelo coreógrafo/criador e performer brasileiro Daniel Pizamiglio. Neste workshop, cada participante terá um espaço privilegiado de experimentação e ferramentas de escuta, observação e composição situadas na relação entre o corpo individual e o corpo coletivo. Parar como gesto político. Olhar como movimento de cuidado. Prestar atenção como forma de abrir possibilidades. Estar no espaço com o outro como quem está em casa e na fronteira, entre acolhimento e tensão. Serão estas as noções partilhadas para promover a criação de um ecótono afetivo: um lugar de flutuação e deriva dos corpos, de ruídos e silêncios, de acidentes e encontros, de coisas e gestos a começar e a terminar sucessivamente. Um lugar onde se busca uma ética de co-habitação - estar, atuar e performar como entidades interdependentes num meio comum.

Destinatários:
O workshop/performance é aberto a performers, bailarinos e a todxs xs interessadxs (maiores de 18 anos, com ou sem experiência anterior) em trabalhar o corpo como material artístico e em situações e jogos de improvisação e composição. Trata-se de um workshop de 5 dias de trabalho com uma partilha/performance pública no quinto dia acompanhada pelo projeto sonoro "Usof" de João Rochinha (Portugal).

Biografias:
Daniel Pizamiglio é performer, coreógrafo e pesquisador brasileiro (radicado em Portugal). De 2008 a 2010, fez o Curso Técnico em Dança de Fortaleza. Durante este período, encontrou o coreógrafo João Fiadeiro, e a partir deste encontro mudou-se para Lisboa em 2012, onde actualmente vive e trabalha. Desde então, estuda e pratica a Composição em Tempo Real; participou no Programa de Estudo, Pesquisa e Criação Coreográfica do Forum Dança (2015-2016). Tem colaborado como intérprete, co-criador e assistente de direcção com diferentes artistas (como João dos Santos Martins, Rita Barbosa, Luis Garay, entre outros). No seu trabalho autoral, procura um encontro entre a poesia e o corpo (“Dança Concreta”) e como activar a corporalidade dos afectos e da relação (“Preste Atenção Em Tudo A Partir de Agora”). Atualmente, trabalha no projeto “M”, uma performance-mourning com estreia marcada para Janeiro de 2023 na Rua das Gaivotas.

» Incrições gratuitas para encontrodeartesperformativas@gmail.com.