Grau Zero da Companhia: O pensamento trágico na criação artística
Grau Zero da Companhia: O pensamento trágico na criação artística
x29 out 2022 | 14h30

A loucura, um dos temas mais fundamentais para o pensamento trágico. Ela que não é um dado biológico, mas sim um facto da cultura, irá nos ajudar a abrir caminhos para o pensamento trágico no teatro. Partiremos de pequenas leituras de textos de autores como Jean Genet, Michel Foucault e Antonin Artaud e através de jogos e da problematização do tema iremos questionar a loucura e o simbólico vínculo que ela possui com o artista. Esta sessão será conduzida por Vinicius Massucato.

Vinicius Massucato, Brasil, 31 anos, ator. Começou no teatro sob a direção de José Celso Martinez Corrêa. Trabalhou com diversos artistas de destaque na cena contemporânea das artes visuais brasileira como Erika Verzutti e Leda Catunda. Vive e trabalha em Portugal desde 2016. Colaborou com artistas portugueses e internacionais como João Souza Cardoso, João Fiadeiro, o Ballet Contemporâneo do Norte e Angélica Liddell. É estudante de Filosofia na Universidade do Porto.

Grau Zero da Companhia é um programa de formação do Ballet Contemporâneo do Norte para profissionais e amadores das artes performativas. Inspirado na obra seminal de Roland Barthes, precipita nos para a abordagem à iniciação de técnicas que assistem à construção de uma companhia. O objetivo é antever estratégias para estar/trabalhar em conjunto.

O Ballet Contemporâneo do Norte é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal/Secretaria de Estado da Cultura (Direção-Geral das Artes) e apoiada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

» Atividade gratuita mediante inscrção prévia obrigatória para bcnproducao@gmail.com