Sinfoniónicos: Variações e outras Composições
Sinfoniónicos: Variações e outras Composições
x20 nov 2022 | 11h00

No universo da música ocidental a Variação é um processo de composição muito antigo que consiste em fazer uma ou várias enunciações de um determinado tema musical existente (ou original) de modo que ele se reconfigure em novas versões, diferentes do original, mas em que ainda se reconheçam os seus traços estruturais básicos. Frequentemente o material base de uma variação é uma canção, ou uma dança, ou um fragmento musical de uma obra popular que o público reconhece facilmente e que vai ser reconfigurada novamente em diferentes formatos rítmicos, de intensidade, de melodia ou de outros parâmetros.

Este processo conjuga em si várias dimensões muito interessantes: é, por um lado, uma homenagem de um compositor a outro colega que concebeu o tema original, por outro lado é um desafio ao público para a reconhecer o tema original, transfigurado em várias formas que podem misturar diferentes estilos musicais e, finalmente, é uma demonstração de competência técnica de composição e arranjo musical. Neste concerto partimos de uma série de variações do compositor americano contemporâneo James Barnes sobre um tema do virtuoso violinista italiano Nicoló Paganini (que viveu entre 1782 e 1840).

Nesta obra muito apelativa o compositor parte de um famoso tema para uma exploração musical de grande intensidade. O programa apresenta ainda, entre outras, um animado concerto para saxofone e orquestra e uma das peças musicais mais divertidas do século XX que envolve um objeto misterioso...

Agora, um desafio!
Gostávamos que fizesses uma variação e a partilhasses connosco. Será uma variação visual e podes divertir-te muito. A Mona Lisa é um quadro muito conhecido de Leonardo da Vinci. Desafiamos-te a fazeres um trabalho criativo por cima do desenho que está na página ao lado. Imprime-o e decora-o à tua vontade. Pede ajuda aos teus pais ou professores. Podes usar todos os materiais que quiseres e colagens. No dia do espetáculo, traz o teu trabalho contigo e pendura-o no nosso mural de variações!

caso não consiga visualizar o pdf clique aqui